Make your own free website on Tripod.com
X Copa do Mundo da FIFA - 1974
Elias Figueroa
Home

03.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%ADas_Figueroa

Elías Ricardo Figueroa Brander (Valparaíso, 25 de outubro de 1946) é um ex-jogador de futebol chileno.

Zagueiro, jogou na década de 70, e para muitos é um dos maiores zagueiros de futebol da história.

Figueroa chegou ao Internacional em novembro de 1971. Antes, havia jogado pelo Wanderers, do Chile, Unión La Calera e Peñarol, do Uruguai. Foi também jogador da Seleção Chilena de Futebol.

Vestindo a camisa colorada fez 26 gols em 336 jogos, foi pentacampeão gaúcho (72/73/74/75/76) e bicampeão brasileiro (1975/76). Disputou 17 clássicos Gre-Nal, tendo perdido apenas um e nunca foi expulso ao longo de sua carreira.

Figueroa, quando ainda atuava no Peñarol foi considerado duas vezes melhor jogador do Mundo, no Internacional duas vezes melhor central do mundo e duas vezes melhor central da América. Isto significa dizer: 6 vezes melhor central da América, 4 vezes melhor central do mundo e 2 vezes melhor jogador do mundo

Na final do campeonato brasileiro de futebol de 1975 entre (Internacional x Cruzeiro), Figueroa marcou o antológico gol iluminado.

14 de dezembro de 1975: Ao 11 minutos da segunda etapa, Piazza comete falta no ponteiro direito Valdomiro ao lado da área. O próprio Valdomiro partiu para a cobrança da falta. Quando o atacante cruzou a bola na área, Figueroa pulou mais alto que a defesa do Cruzeiro e desviou de cabeça. No momento do lance, um facho de luz do sol iluminava aquela parte do gramado e o zagueiro colorado. Apesar do esforço do goleiro Raul, a bola entrou no canto direito da sua meta. Gol colorado. O gol iluminado definiu o jogo e o Internacional conquistou seu primeiro título brasileiro.

Foi escolhido ainda para integrar a seleção da América do Sul de todos os tempos, sendo o único jogador não nascido no Brasil ou Argentina a figurar na lista. A enquete foi realizada com cronistas esportivos de todo o mundo. 

volta à página inicial